segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Homenagem a Antero de Quental

Lembro que na próxima Quarta-feira, dia 23, das 21h30 às 23h, teremos mais uma noite de poesia e música na Unicepe. O homenageado será Antero de Quental e o acompanhamento musical ficará a cargo da nossa amiga Ana Ribeiro.
Participe. A quem disser um poema, o nosso associado Reinaldo Meireles oferecerá um DVD da tertúlia. Deixo-vos com um poema de Antero.
Nocturno

Espírito que passas, quando o vento
Adormece no mar e surge a lua,
Filho esquivo da noite que flutua,
Tu só entendes bem o meu tormento...

Como um canto longínquo - triste e lento -
Que voga e subtilmente se insinua,
Sobre o meu coração, que tumultua,
Tu vertes pouco a pouco o esquecimento...

A ti confio o sonho em que me leva
Um instinto de luz, rompendo a treva,
Buscando, entre visões, o eterno Bem.

E tu entendes o meu mal sem nome,
A febre de Ideal, que me consome,
Tu só, Génio da Noite, e mais ninguém!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Regresso a Casa

Diz-se, frequentemente, que o melhor de uma viagem, ou de uma qualquer ausência mais ou menos prolongada, é a sensação de se ser invadido pela reconfortante ideia de regresso ao lar. E o nosso lar não é senão aquele sítio, ou sonho, onde sentimos pertencer, para lá de toda e qualquer mudança a que sempre está sujeito um ser humano.

Diz-se, igualmente, que é muito comum o sentimento de tristeza que nalguns se impõe após o período de férias. O cansaço barra, antes ainda de se fazer notar realmente, a fluidez da energia e do pensamento, o surgir daquela branda claridade que incute, em todo o homem, o desejo forte de viver.

Ora, pode dizer-se também que nada há de melhor que reencontrar os amigos, que ler um bom livro, que assistir ao percurso das pequenas maravilhas reservadas a nós pela simplicidade de se ser. Pois então: sejamos. E reencontremos os amigos e leiamos um livro e...
Natália Reis